1001/215 – The Allman Brothers Band

The Allman Brothers Band – At Fillmore East (1971)

Os Allman Brothers, liderados pelo visionário guitarrista Duane Allman e seu irmão mais novo Gregg, cantor e organista, inventaram e transcederam o rock sulista. Baseado em Macon, na Geórgia, o sexteto original contava também com o guitarrista Dicky Betts, o baixista Berry Oakley e dois bateristas, Jai Johanny Johanson e Butch Trucks. Eram famosos por suas extensas improvisações ao vivo, em que evoluiam dentro de um a mistura sinfônica de rock, blues, country, soul e jazz. Depois do fracasso dos dois primeiros discos, gravados em estúdio, a solução óbvia era um álbum ao vivo.

O repertório dos dois LPs de At Filmore East foi reunido pelo produtor Tom Dowd a partir de dois shows feitos pelo grupo em março de 1971, em Nova York. O disco começa com três versões convicentes de R&B, mas muda de rumo no lado B: uma interpretação de 19 minutos, com variações de tempo, de “You Don’t Love Me”, de Willie Cobb. Parece mais telepatia do que boogie. Se um milhão de bandas fizer um milhão de apresentações, nenhuma vai conseguir igualar a mágica interligação feita pelos Allman entre “Hot Lanta” e ” “In Memory Of Elezabeth Reed”. “Whipping Post” ocupa um lado inteiro de um dos LPs e faz a platéia vir abaixo. Com uma crescente tensão, quase física, esse lamento gótico do Sul dos Estados Unidos ganhou uma das maiores perfomances de todos os tempos na história do rock de raiz.

 Al Filmore East lançou os Allman e chegou ao 13º lugar na Bilboard, mas foi também o canto do cisne da formação clássica do grupo. Em 29 de outubro daquele ano, Duane, aos 24 anos, morreu num acidente de motocicleta a caminho da casa de Berry Oakley. Outra tragédia aconteceu no ano seguinte, em 12 de novembro, quando Oakley morreu da mesma forma e com a mesma idade, a apenas três quarteirões do local onde seu ídolo havia falecido.

Download e muito mais no Elefante Psicodélico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s