Nossa seleção na copa de 74

Armado pelo técnico Zagallo noa 4-3-3,  o Brasil entrava em campo com a promesa de um futebol ofensivo, no minimo semelhante  ao time de 70, mehor ataque daquela competição. Mas, dentro de campo, as coisas não funcionaram assim.

Logo na estréia, diante da Iugoslávia, , que eliminara a Espanha nas eliminatórias europeias, o Brasil já mostrou que faria seus torcedores sofrerem.  A equipe não apresentou um bom futebol e empatou sem gols. O resultado frustante iria se repetir na segunda partida, contra a Escócia. A vaga para a próxima fase, que antes do início da copa parecia fácil, só foi definida no terceiro jogo, contra o estreante Zaire. Jairzinho, Rivelino e Valdomiro marcaram os gols da vitória por 3×0.  O resultado deu o segundo lugar ao Brasil, que superou a Escócia no saldo de gols: 3 contra 2.

Por terem ficado atrás da Iugoslávia, os brasileiros cairam em um grupo mais forte na segunda fase. O grupo da morte tinha Alemanha Oriental, Argentina e Holanda.

A dificuldade trouxe ânimo extra à seleção. O Brasil bateu os alemães por 1×0, gol de falta de Rivelino, e superou os argentinos por 2×1, gols de Rivelino e Jairzinho.

A vaga para a final seria decidida contra a Holanda que também venceu seus dois jogos. Os brasileiros, apesar do futebol mediano, tinham tomado apenas um gol nos cinco jogos. Os holandeses encantavam o mundo com seu carrossel, onde nenhum jogador guardava posição fixa e rodava constantemente pelo campo.

Apesar da confiança de Zagallo o que se viu foi um baile holandês. Os brasileiros não encontravam espaço para organizar jogadas e começaram a abusar da violência. A holanda partiu com mais sede para o ataque e o resultado só não foi pior graças à atuação do goleiro Leão.

Desanimada, nossa seleção ainda caiu na disputa do terceiro lugar ante a Polônia – com direito a briga no vestiário entre Leão e Marinho Chagas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s