Mais Gabi na folha

“Fast poetry” esbarra no senso comum

GABRIELA ORESTES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Logo me empolguei com a capa verde-limão e a editoração: “Esquimó”, de Fabrício Corsaletti (Cia. das Letras, R$ 31), mais um “best-seller de poemas”.
A princípio, sou bem crítica em relação aos poetas não consagrados -especificamente com aqueles que, zás-trás, viram a sensação do momento, mas resolvi dar uma chance.
Dada a chance, ela logo se perdeu. Mesmo assim, continuei até o último poema, para me certificar de que aquele jogo fácil de palavras não era apenas um “esquenta” para a genialidade do autor.
Não consegui encontrar nada muito além de livres associações fracas, algo que apelidei como “fast poetry”.
Os textos líricos acabam não indo muito além do senso comum -mas reconheço a capacidade de introduzir ícones inusitados em seus poemas, como um anão dentro do porta malas, em “Os Últimos Quinze Dias e Depois”.
Mesmo com meu voto contra, vejo a obra como possibilidade para aqueles que têm preguiça de ler a poesia mais complexa dos grandes autores.

8 pensamentos sobre “Mais Gabi na folha

  1. 1. Ainda ontem, éramos jovens querendo mudar o mundo…
    2. Sinto-me o pai de todos ao meu redor… Na Feusp, a maioria da cambada tem metade da minha idade…
    3. Essa molecada promete… Quero envelhecer um pouco mais para vê-los mostrando mais desse talento…
    4. Não deixem a Gabriela ler os meus poemas… São muitos ruins… Eu não suportaria rigorosa crítica…
    5. Não me levam a sério… Pedro e João já deixaram de fazê-lo!

    • 1. agora velhos querendo mudar
      2. eu também sinto-me pai de todos ao meu redor; mas quando olho mais atentamente, percebo que de fato são os meus filhos
      3. apenas envelhecer, sem muita expectativa
      4 parece que o maior crítico é o próprio autor
      5 sábios moleques

Deixe um comentário

