Film Socialisme (2) / “Godard”

GODARD TEM BIOGRAFIA LANÇADA NA FRANÇA E EXIBE NOVO FILME ACELERADO NA INTERNET

Ele está de volta. Seis anos depois de seu último longa-metragem, “Nossa Música”, o genial Jean-Luc Godard, um dos criadores da Nouvelle Vague, aparece com força na mídia francesa.

Primeiro graças ao lançamento de sua primeira biografia escrita por um intelectual francês: “Godard”, de Antoine de Baecque – responsável também pela biografia mais respeitada de François Truffaut. É uma obra que disseca em detalhes a criação de todos os filmes do cineasta, além de vasculhar boa parte de suas amizades e relações amorosas. Tantos detalhes resultaram em um livro de 940 páginas (editora Grasset).

A biografia “Godard” vem preencher uma lacuna francesa. Para a vergonha do país natal do diretor, duas biografias do diretor já haviam sido publicadas nesta década, e as duas em inglês: “Godard, a Portrait of the Artist at Seventy”, de Colin MacCabe (Bloomsbury, 2003), et “Everything is Cinema – The Working Life of Jean-Luc Godard”, de Richard Brody (Metropolitan Books, 2008).

O segundo motivo de alegria para seus fãs é o filme Socialismo, que deve ter sua primeira exibição em maio no Festival de Cannes. Ao que tudo indica, o filme segue a linha do anterior e faz uma reflexão sobre a crise de valores e da falência das ideologias de esquerda neste início de século 21. Em um navio, viajam personagens tão diversos como a cantora Patti Smith, o filósofo francês Alain Badiou e o historiador palestino Elias Sanbar.

Bem a seu modo, Godard divulgou na internet um trailer em que todo o filme é exibido de forma acelerada, em pouco mais de dois minutos. O procedimento tem o estilo que sempre marcou a obra do diretor, mas não é original – em 2002, Brian de Palma fez o mesmo para divulgar seu filme Femme Fatale.

(Jornal da Mostra nº 714)

Trailer com legendas em inglês:

Anúncios

Um pensamento sobre “Film Socialisme (2) / “Godard”

  1. Filme de Godard poderá ser baixado na internet durante Festival de Cannes

    Paris, 7 mai – O documentário “Filme Socialisme”, de Jean-Luc Godard, estará disponível na internet e poderá ser baixado legalmente durante sua apresentação oficial no 63º Festival de Cinema de Cannes e antes de sua projeção nas salas de cinema.

    Os internautas poderão ver o último longa-metragem do cineasta franco-suíço entre 17 e 18 de maio, coincidindo com sua apresentação na competição oficial da seção paralela do festival, “Un Certain Regard”.

    O filme será disponibilizado no site “Filmo TV” (www.filmotv.fr), onde já está sendo anunciado que o filme ficará disponível no formato VOD (vídeo sob encomenda) e oferece, além disso, uma retrospectiva do cineasta por meio de oito de suas melhores obras, como “A Bout de Souffle”, “Pierrot le Fou” ou “Le Mepris”.

    Trata-se de uma nova aposta do diretor pela inovação e a provocação, em um momento-chave do atual debate sobre a necessidade de reforçar a proteção dos direitos de propriedade intelectual na internet.

    Até agora, os fãs de Godard só podem ver o vídeo promocional de “Filme Socialisme”, que, de uma forma também inédita, reúne o conteúdo de todo o filme em apenas alguns minutos.

    É “uma sinfonia em três movimentos, uma sucessão de imagens, com múltiplas conversas e línguas”, antecipa a “Filmo TV”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s