Educação

titulo original: (An Education)
lançamento: 2009 (Inglaterra)
direção: Lone Scherfig
atores: Carey Mulligan , Peter Sarsgaard , Alfred Molina , Dominic Cooper , Rosamund Pike
duração: 95 m

Da mesma diretora de “Italiano para principiantes”, filme que à época definimos ironicamente como um dogma para mulherzinhas. Volta a mostrar a que veio: fazer cinema palatável. O filme não é ruim, mas careta, formal ao extremo. Para cativar qualquer platéia.

Avaliação: razoável.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Educação

  1. Vi o filme na Mostra. Sim, bem convencional, mas bom de ver (tá, podia ser na sessão da tarde de outros tempos). Por acaso li a história escrita pela própria (real) protagonista. Está em inglês, mas mesmo sem entender tudo, dá pra ver que o filme foi absolutamente fiel – que curioso! Mas não leiam se não tiverem visto ou se não gostam de saber o fim, o meio e o começo da história. ;-)

    http://bit.ly/aG9nyw

  2. D. Mayra e eu vimos o filme anteontem. Concordo com vocês: é bastante convencional, e, ainda assim, agradável. Me ficou a impressão de um certo atropelo da narrativa nos momentos finais, como se, movida pela falta de dinheiro ou de paciência, a diretora quisesse amarrar tudo muito rapidamente.
    Aliás, o desfecho do filme é meio estranho e pode ser lido como moralista – há ali um recado do tipo: “é inútil – e doloroso – que as mocinhas tentem optar pelo caminho do hedonismo libertário contra o tédio da construção do futuro respeitável planejado para elas: o destino é inelutável”.
    Ainda assim, em que pese a falta de ousadia na forma e conteúdo, achei o conjunto mais do que regular. Destaco a atuação cativante da atriz principal, ela está ótima.
    Em tempo: não sei se perceberam, mas a Sally Hawkins, aquela que destrói em “Simplesmente Feliz”, faz uma curtíssima ponta no filme, como a “oficial” do bon-vivant com quem a protagonista se envolve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s