leituras que me marcaram – I

Em constante mudança, como tudo, o que leio hoje possivelmente não me causará o mesmo impacto amanhã, salvo por algumas obras que me despertaram emoções que ficaram impregnadas na memória, ainda que das letras não venha a me lembrar com clareza. Reli outro dia Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa e o impacto acabou sendo ainda maior que da primeira vez – chorei muito.  Confesso que gosto mais de Miguilim (Campo Geral). Nessa obra o autor, através de sentimentos e sensações (há todo um universo sensorial fortemente presente no livro), conta sobre uma infância, em um lugarejo remoto e todo o mundo que cabe nisso. Segue um trecho que acho muito bonito e que não prejudica quem ainda não leu e pretende fazê-lo:

Miguilim e Manuelzão - Guimarães Rosa

Todos os dias que vieram depois, eram tempo de doer. Miguilim tinha sido arrancado de uma porção de coisas, e estava no mesmo lugar. Quando chegava o poder de chorar, era até bom – enquanto estava chorando, parecia que a alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças, as mais novas e as muito antigas. Mas, no mais das horas, ele estava cansado. Cansado e como que assustado. Sufocado. Ele não era ele mesmo. diante dele, as pessôas, as coisas, perdiam o peso de ser. Os lugares, o Mutúm – se esvaziavam, numa ligeireza, vagarosos. E Miguilim mesmo se achava diferente de todos. Ao vago, dava a mesma idéia de uma vez, em que, muito pequeno, tinha dormido de dia, fora de seu costume – quando acordou, sentiu o existir do mundo em hora estranha, e perguntou assustado: – “Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!”

in Campo Geral

Anúncios

2 pensamentos sobre “leituras que me marcaram – I

  1. Foda pra caralho, Guimarães é tudo. Não li esse, mas eu ficava em estado de graça ao ler cada capítulo de “Primeiras Estórias”.

  2. Esse livro serviu-me de espelho para que eu pudesse enxergar melhor minha alma mineira enterrada nesse corpo paulista. Miguilim, pequeno grande personagem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s