leituras que me marcaram – I

Em constante mudança, como tudo, o que leio hoje possivelmente não me causará o mesmo impacto amanhã, salvo por algumas obras que me despertaram emoções que ficaram impregnadas na memória, ainda que das letras não venha a me lembrar com clareza. Reli outro dia Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa e o impacto acabou sendo ainda maior que da primeira vez – chorei muito.  Confesso que gosto mais de Miguilim (Campo Geral). Nessa obra o autor, através de sentimentos e sensações (há todo um universo sensorial fortemente presente no livro), conta sobre uma infância, em um lugarejo remoto e todo o mundo que cabe nisso. Segue um trecho que acho muito bonito e que não prejudica quem ainda não leu e pretende fazê-lo:

Miguilim e Manuelzão - Guimarães Rosa

Todos os dias que vieram depois, eram tempo de doer. Miguilim tinha sido arrancado de uma porção de coisas, e estava no mesmo lugar. Quando chegava o poder de chorar, era até bom – enquanto estava chorando, parecia que a alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças, as mais novas e as muito antigas. Mas, no mais das horas, ele estava cansado. Cansado e como que assustado. Sufocado. Ele não era ele mesmo. diante dele, as pessôas, as coisas, perdiam o peso de ser. Os lugares, o Mutúm – se esvaziavam, numa ligeireza, vagarosos. E Miguilim mesmo se achava diferente de todos. Ao vago, dava a mesma idéia de uma vez, em que, muito pequeno, tinha dormido de dia, fora de seu costume – quando acordou, sentiu o existir do mundo em hora estranha, e perguntou assustado: – “Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!”

in Campo Geral

2 pensamentos sobre “leituras que me marcaram – I

  1. Foda pra caralho, Guimarães é tudo. Não li esse, mas eu ficava em estado de graça ao ler cada capítulo de “Primeiras Estórias”.

  2. Esse livro serviu-me de espelho para que eu pudesse enxergar melhor minha alma mineira enterrada nesse corpo paulista. Miguilim, pequeno grande personagem…

Deixe um comentário

